quarta-feira, 31 de maio de 2017

Poeta José Bonifácio


Bonifácio Antônio de Lima (conhecido por Zé Bonifácio) nasceu em 13 de maio de 1939, em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte-PE e faleceu em Santa Cruz do Capibaribe em 30 de maio de 2017.

Nasceu em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte. Anos depois, mudou-se para Afogados da Ingazeira-PE (Sertão do Pajeú), onde teve contato com grandes repentistas como Pinto do Monteiro, Jó Patriota, os irmãos Batista, Zé Pequeno, entre outros. mas, em sua lida como repentista, também cantou com João Furiba, Ivanildo Vila Nova, Zé Faustino Vila Nova, Amaro Dias, a exemplo de outros.

Tornou-se cantador profissional no ano de 1963, quando fez sua primeira cantoria com Antônio Gouveia (já falecido), assim como cantou durante cinco anos na rádio Difusora de Maceió.

Em programas de violeiros grandes foram suas experiências, valendo destacar terem sido ele e o poeta Amaro Dias que fundaram o Programa Violeiros do Vale, na Rádio Vale do Capibaribe, em 1985.

Participou de inúmeros festivais de violeiros, sendo destaque aqueles realizados em Arapiraca, Maceió e União dos Palmares. Nos início dos anos de 1980, gravou um LP de cantoria (disco de vinil) com o repentista João Bernardo.





Disco de vinil lançado pelo poeta

Há muitos anos fixou residência em Santa Cruz do Capibaribe onde tornou-se comerciante do ramo de sulanca.

Nos últimos anos de sua vida, acometido pela diabetes, sofreu outras complicações.

Certa vez, cantando com o poeta Zé Barbosa em Jaboatão, já no final da cantoria, teria que vir para o Pajeú sob pena de perder a condução. Estava muito apressado para terminar. Nesse momento, Zé Barbosa findou uma estrofe dizendo:

Já vem o clarão do dia
A festa está terminada...

José Bonifácio emendou:

Terminou-se a farinhada
Já paguei a minha conga
Agora vou viajar
Na viação araponga
Pois daqui pro Pajeú
A viagem é muito longa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário